LIGUE AGORA!(69) 3536-6600

FUNCIONAMENTOSegunda à sábado

Arquitetura e Urbanismo

Informações do curso
Modalidade
Presencial
Duração
10 semestres
Avaliação do MEC
Conceito 4
Nível
Graduação
Titulação
Bacharel
Categorias de cursos

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é a arte de projetar espaços. É ver o que é invisível para outros.

A arquitetura e urbanismo integram a arte e a ciência na revelação e aprimoramento de talentos juntos à aplicação de conhecimentos técnicos e científicos, igualmente necessários ao exercício profissional. A palavra arquiteto tem origem no grego, _architéktōn_, e remete ao cargo superior (_arkhi-_) exercido na construção (_-tekton_).

O arquiteto e urbanista é responsável pela concepção de casas, lojas, edifícios, escolas, hospitais, loteamentos, parques, praças - entre diversos espaços - com foco em propor soluções para o usuário com segurança, estética, conforto e funcionalidade, a chamada tríade vitruviana: _firmitas, venustas, utilitas_.

A profissão participa de todas as etapas relacionadas ao ambiente construído: elaborando projetos, definindo materiais, acabamentos, técnicas e metodologias, analisando dados e informações. Além de atuar na fiscalização e execução de obras e serviços, desenvolvimento de estudos de viabilidade financeiros, econômicos, ambientais, entre outros.

O profissional relaciona os aspectos da qualidade dos espaços, como imaginabilidade, pertencimento, acessibilidade, iluminação, acústica e conforto térmico. Também lança e compatibiliza os sistemas complementares, que incluem o sistema estrutural, hidrossanitário, elétrico, cabeamento lógico, proteção contra descargas atmosféricas e proteção contra incêndios.

Documentos

Fale com a Coordenação

Mestre Lincoln de Souza Lopes

Atividades Acadêmicas